Relembrar vale a pena: O REI DO GADO

Deu uma vontade de relembra essa maravilhosa novela da Rede Globo
O REI DO GADO

http://1.bp.blogspot.com/_NGreQBi8UB0/SaXFF68yKXI/AAAAAAAAADI/DHF2Y73oW5Y/s320/o_rei_do_gado_0001.jpg


O Rei do Gado foi uma telenovela brasileira produzida pela Rede Globo e exibida de 17 de junho de 1996 a 15 de fevereiro de 1997, totalizando 209 capítulos na versão original e 130 na versão do canal SIC em Portugal. Escrita por Benedito Ruy Barbosa, teve a colaboração de suas filhas Edmara e Edilene Barbosa. Foi dirigida por Carlos Araújo, Emílio di Biasi e José Luiz Villamarim. Teve direção geral e de núcleo de Luiz Fernando Carvalho.

Apresentou Antônio Fagundes, Raul Cortez e Patrícia Pillar como protagonistas , Glória Pires como antagonista e Fábio Assunção como o co-protagonista da trama.

http://f.i.uol.com.br/folha/ilustrada/images/08326335.jpg


Primeira Fase

Se passa durante a Segunda Guerra Mundial, nos anos 1940. No interior de São Paulo, as famílias Berdinazzi e Mezenga têm uma rixa por causa de terras. Ocorre que os filhos das duas famílias, Giovanna Berdinazzi e Enrico Mezenga, se apaixonam, indo contra a briga de seus pais, Giuseppe e Antonio. Giovanna e Enrico se casam e têm um único filho, o qual recebe o nome de Bruno, em homenagem a um irmão de Giovanna, que morre na guerra e que era muito amigo de Enrico, apesar da inimizade entre as famílias.



Segunda Fase

Se passa na época da exibição da novela, em 1996, e mostra Bruno como um bem-sucedido fazendeiro, conhecido pelo apelido de Rei do Gado, por possuir um grande rebanho. Homem de hábitos simples, para quem a riqueza é apenas algo a mais, Bruno vive um casamento infeliz com Léia e tem dois filhos, Marcos e Lia. Ao descobrir a traição de Léia com o motorista Ralf, Bruno se separa dela.

Ao ter que resolver o problema da ocupação de uma de suas fazendas, a de Pereira Barreto, por um grupo de sem-terras liderados por Regino e sua mulher, Jacira, Bruno conhece a arredia bóia-fria Luana. Os dois se apaixonam, sem saber que na verdade são primos, e ele começa a encontrar a felicidade, só que ainda terá de enfrentar um dos tios, o velho Geremias Berdinazzi, conhecido como Rei do Café e do Leite em Guaxupé Minas Gerais, já que os dois manifestam intenção de comprar as terras que pertenceram a ambas as famílias no passado. Mesmo tanto tempo depois, a rixa entre os Berdinazzi e os Mezenga continua.

A bóia-fria Luana, que vivia no acampamento dos sem-terra era na verdade Marieta Berdinazzi, a única sobrinha viva de Geremias, mas que há muito tempo estava desaparecida. Como não tinha herdeiro, a fortuna de Geremias sempre foi alvo fácil de especulações. E eis que surge então uma misteriosa Marieta, que aparece do nada, se dizendo ser a sobrinha que Geremias tanto procurava. Essa mulher na verdade se chamava Rafaela e era uma golpista de olho na herança do produtor.

http://images.quebarato.com.br/photos/big/1/0/582F10_1.jpg

Rafaela foi capaz de tudo para se manter no posto de sobrinha e herdeira da fortuna da família, foi capaz até de cometer um atentado contra a própria vida de Geremias para que ele morresse logo e não a retirasse da herança. Mas por sorte a verdade surgiu e Luana ocupou o que lhe era de direito. Geremias ainda acabou encontrando um outro sobrinho na Itália, o jovem Giuseppe que retornou ao Brasil e herdou a herança do fazendeiro junto de Luana.

Aparício e Zé Bento são dois cantores apaixonados pelo sertão que decidem se juntar para formar uma dupla sertaneja, daí nasce Pirilampo e Saracura. A filha de Bruno, Lia, uma jovem meiga e doce, se apaixona por Pirilampo e contra a vontade da família, vai embora com ele pela estrada para viver seu amor dentro de um ônibus seguindo de cidade em cidade.

http://3.bp.blogspot.com/_HG6XckfYr38/SrlV3JfrnKI/AAAAAAAAJGw/TW0VAS9qn-M/s400/O-Rei-do-Gado-2.jpg

Já o filho de Bruno, o rebelde Marcos, era um jovem que não se preocupava com o amanhã, se envolve com a filha do senador Roberto Caxias e a ilude a ponto de a abandonar grávida. Um golpe duro demais para uma menina sonhadora que ainda tinha que conviver com a falta de atenção do pai, que só tinha cabeça para sua fixação na luta dos sem-terra.

http://teledramaturgia.zip.net/images/fab6.JPG


<<<<<< Curiosidades >>>>>>

  • Leila Lopes fez de sua sedutora Suzane, um grande sucesso. Tanto, que estampou a capa da revista Playboy, de março de 1997.
http://ohermenauta.files.wordpress.com/2008/05/leila-lopes.jpg
  • A trilha sonora de volume I é a mais vendida de todos os tempos: mais de 2 milhões de cópias vendidas, não sendo superada até hoje.
http://4.bp.blogspot.com/_7bbLhq9Bxlg/SXG78r0u-uI/AAAAAAAACus/2b4PVzOVohc/s320/rei.jpg
  • As cenas em que mostram os destroços do avião de Bruno Mezenga, são na verdade os destroços do avião dos Mamonas Assassinas em um acidente ocorrido no dia 02 de março de 1996, mesmo ano da exibição da novela. O diretor da novela já tinha pensado nisso antes, por isso o avião usado na novela para o personagem Bruno Mezenga é do mesmo modelo do avião dos Mamonas Assassinas.
  • Foi exibida originalmente entre 17 de junho de 1996 e 15 de fevereiro de 1997, totalizando, portanto, 209 capítulos no horário nobre da emissora, às 21 horas.
  • O Rei do Gado foi reapresentada na sessão Vale a Pena Ver de Novo, entre 15 de março e 13 de agosto de 1999, em 110 capítulos, as 14h20min.
  • Média geral de 52 pontos na exibição original
  • Foi a novela mais vista de todos os tempos em Portugal, com 25,6% de audiência média e 75% de participação. Até hoje, nenhuma novela brasileira, ou, muito menos portuguesa, atingiu tal feito.
  • Em um dos capítulos da reprise, a trama atingiu 29 pontos, maior que da inédita Força de um Desejo, de Gilberto Braga e Alcides Nogueira, apresentada na faixa das 18 horas da emissora.

1 comentários:

Rafael Rocha disse...

NOOOOOOOOOOOOOOOOOSSA. Desenterrou essa, heim. pi3jhdipjh3dip3djhpi3djhpid3jhp3d

Eu via essa novela quando era pequeno. Não perdi quase nenhum capítulo [/noveleiro]