As Helenas de Manoel Carlos

helenas

Não adianta negar, o povo brasileiro ama novelas. Desde a época em que Janete Clair dominava as atenções do público com tramas envolventes e reviravoltas impressionantes. E se existe um autor que sabe lidar com o cotidiano e o público gosta, esse autor é Manoel Carlos.

As novelas de Maneco, como o autor é conhecido, tem a maior parte de suas ações no bairro do Leblon e desde Baila Comigo, em suas novelas na Globo, sua protagonista tem um nome: Helena.

maneco

Regina Duarte, Manoel Carlos e Ana Paula Arósio

regina-e-gabrielaMuitos se perguntam de onde vem essa admiração pelo nome. Alguns jornalistas já perguntaram se foi um amor ou uma homenagem à alguém de sua família, mas Maneco disse que não. Helena é uma homenagem à Helena de Tróia, conhecida como a mulher mais bonita do mundo. Helena foi capaz de mobilizar uma guerra que durou mais de dez anos.

Em comum entre as Helenas de Manoel Carlos existe o Amor. Todas as Helenas do autor amaram e erraram e passam a novela toda pagando pelo seu erro e tentando acertar. Elas mentem, manipulam e não são vilãs.

Em Baila Comigo, a primeira Helena omitiu de seu filho que ele tinha um irmão gêmeo. Em Felicidade, Helena não contou para sua filha quem era seu verdadeiro Pai. A Helena de História de Amor teve que cuidar da gravidez da filha adolescente, que na verdade não era sua filha e sim sobrinha. Já em Por Amor, Helena errou e trocou seu filho pelo neto morto, para que sua filha, Maria Eduarda, pudesse ser mãe. Em Laços de Família, além de abrir mão de seu namorado, Helena engravida novamente para salvar a vida da filha com leucemia. Na trama de Mulheres Apaixonadas, Helena se arrisca e decide se entregar ao amor e abandonar um casamento estável, mas infeliz. E a última Helena que conhecemos, a de Páginas da Vida, perdeu sua filha e acabou criando uma menina, abandonada pela avó materna, que sofria de Síndrome de Down.

Mulheres guerreiras, corajosas e que amam intensamente. Essas são as Helenas de Manoel Carlos, um homem que entende a alma feminina e tem um público cativo em suas novelas, que são sempre cheias de encontros, desencontros, mentiras e amor.

Segue a lista das Helenas que já emocionaram o público.

Lilian Lemmertz

lilian lemmerts

No ano de 1981, a novela Baila Comigo trouxe a primeira Helena de Manoel Carlos. Na história, João Victor e Quinzinho são irmão gêmeos idênticos, mas não sabem da existência um do outro. Helena não poderia criar os filhos ao lado de Joaquim Gama, pai das crianças, então acabou entregando um dos gêmeos, João Victor, à Joaquim e ficou com o outro, Quinzinho.

O tempo passou e João Victor cresceu e virou um rapaz sério e dedicado aos negócios da família. Acabou indo morar em Portugal com o pai que era casado com Marta, mulher orgulhosa e fútil. Quinzinho cresceu com o temperamento oposto ao do irmão. Trabalhava como gerente de um banco e morava com a mãe, Helena, e o homem que pensava ser seu pai, Plínio.

Joaquim descobriu que estava doente e resolveu voltar ao Brasil e procurar saber sobre o paradeiro do outro filho, trazendo à tona os sentimentos de culpa de Helena.

Curiosidades:

Baila Comigo teve 167 capítulos exibidos entre Março e Setembro de 1981. Os gêmeos João Victor e Quinzinho foram interpretados por Tony Ramos. Inicialmente, Manoel Carlos pensou em Fernanda Montenegro para o papel de Helena, mas por ordem da emissora desistiu da idéia, mas criou para Fernanda uma personagem na novela, Silvia Toledo.

Confiram a abertura de Baila Comigo:

Maitê Proença

maitê

Dez anos depois da primeira Helena,em 1991, Maitê Proença deu vida a segunda heroína de Maneco e a primeira dos anos 90.

Na fictícia Vila Feliz, Helena e Álvaro se encontram e se apaixonam. Mas Helena acaba casando com Mário. O casamento não da certo e Helena acaba engravidando de Álvaro, que está de casamento marcado com Débora. Decidida a não acabar com o relacionamento de Débora e Álvaro, Helena decide assumir a gravidez sozinha e longe de seus pais. Oito anos depois, no Rio de Janeiro, Helena reencontra Álvaro e esconde dele e de todos, a paternidade de sua filha, Bia. Como nas novelas de Manoel Carlos o destino é traiçoeiro, Bia acaba ficando amiga de Alvinho, filho de Débora e Álvaro.

Curiosidades:

Felicidade teve 203 capítulos exibidos entre 7 de outubro de 1991 até 30 de maio de 1992. A novela foi baseada nos contos de Aníbal Machado: Tati, a garota; A morte da porta-estandarte; Viagem aos seis de Duília e O Piano.

Felicidade teve a missão de elevar a audiência do horário das 18h e foi um sucesso. Na média geral deu 45 pontos de audiência e em vários capítulos passou dos 50.

Maitê Proença quase não pôde interpretar a protagonista de Manoel Carlos, por esse motivo, Cristiana Oliveira e Vera Fischer foram convidadas para o papel.

No dia 28 de maio de 1992, quinta-feira, foi ao ar a cena em que Helena revelava a Bia que Álvaro era seu pai. A cena mexeu tanto com o público que, a pedidos, o capítulo foi reprisado na sexta-feira, 29 de maio, e o último capítulo da novela só foi exibido no sábado, dia 30. Assim, a reprise do último capítulo só foi ao ar na segunda-feira, 1 de junho, as 17h, antes da exibição de Despedida de Solteiro.

Vejam a abertura de Felicidade:

Regina Duarte

regina1

Em 1995, a novela História de Amor marcou a primeira parceria de Manoel Carlos e Regina Duarte. A história girava em torno de Helena, mãe da jovem e rebelde Joyce que se descobre grávida do namorado inconsequente, Caio. Paralelamente a vida conturbada de Helena, vive o médico endocrinologista Carlos, noivo da socialite decadente Paula. Carlos não é do tipo de homem que acredita no amor. Antes de ficar noivo, o médico teve um relacionamento de dez anos com sua sócia Sheila, que não esqueceu o que viveu com seu sócio e vai fazer de tudo para ficar com ele. Após um encontro inesperado, Carlos conhece Helena e os dois se apaixonam, mas a vida impõe inúmeros conflitos na história dos dois. Assunção, ex-marido de Helena, não se conforma com a gravidez da filha e ainda tenta controlar os passos da ex-mulher, mesmo já estando casado e tendo construído uma nova família.

Curiosidades:

História de Amor teve 209 capítulo e foi exibida entre 3 de julho de 1995 até 2 de março de 1996. A média geral da novela foi de 40 pontos de Ibope e a trama caiu no gosto do público e crítica. Em 10 de dezembro de 2001 a novela voltou a ser reapresentada no Vale a Pena Ver de Novo, até o dia 28 de junho de 2002. Nessa nova exibição a trama teve 145 capítulo e atingiu a marca de 26 pontos no Ibope.

A primeira sinopse de História de Amor contava a trajetória de um triângulo amoroso envolvendo Helena, Carlos e Joyce, respectivamente, mãe, filha e namorado da mãe. Como a novela foi aprovada para o horário das 18h, Maneco modificou a trama e guardou para usar em outra oportunidade.

A trama ainda abordou o câncer de mama vivido por Marta, Bia Nunes. O drama vivido pela personagem ajudou no aumento do numero de exames preventivos feito pelas mulheres durante a exibição da novela. Além do câncer, os deficientes físicos também foram lembrados. Nuno Leal Maia, o Assunção na trama, após ficar paraplégico, continuou praticando esportes, mostrando que os deficientes também podem ser esportistas.

Se ficou com saudade, veja a abertura de História de Amor:

regina2

Em 1997, dois anos após viver sua primeira Helena, Regina Duarte viveria uma história que pararia o Brasil. Qual o tamanho do seu amor por um filho? O que você faria Por Amor?

Helena e a filha, Maria Eduarda, são amigas, companheiras. Em uma viagem pela Itália as duas conhecem Atílio e Helena se sente encantada por aquele homem. No Brasil, Maria Eduarda esta noiva de Marcelo. Algumas idas e vindas, Marcelo e Maria Eduarda acabam se casando e Atílio e Helena também. As duas recomeçam suas vidas juntas. E como casaram, também ficam grávidas ao mesmo tempo e dão à luz no mesmo dia. Helena tem o parto normal, nascendo assim um menino saudável. Mas o parto de Eduarda é complicado. Seu filho nasce morto e, por complicações no parto, a jovem também perde o útero, não podendo mais realizar o sonho de ser mãe. Desesperada, já que a filha passa por um momento dificil, Helena convence César, obstetra apaixonado por Eduarda, a trocar os bebês. Eduarda passa a criar o irmão como sendo seu filho e Atílio acaba sofrendo com a perda de seu filho com Helena. O que faz o relacionamentos dos dois desmoronar. Para aliviar a culpa que carrega, Helena escreve em seu diário tudo o que aconteceu e o que acontece com ela. E nesse diário esta escrito o grande segredo da troca das crianças. Acidentalmente, um dia, Eduarda lê o diário e descobre toda a verdade.

Curiosidades:

Por Amor teve 190 capítulos e foi exibida entre 13 de outubro de 1997 até 22 de maio de 1998. A abertura da novela mostrou fotos de momentos entre mãe e filha, Regina Duarte e Gabriela Duarte. A maior audiência da novela foi no penúltimo capítulo da novela, onde a audiência foi de 58 pontos com picos de 62. Outro momento em que a audiência foi lá em cima aconteceu por volta do capítulo 51, quando ocorreu a troca de bebês. A média foi de 53 pontos com picos de 61.

Reveja a abertura de Por Amor:

Vera Fisher

vera

Um acidente de trânsito acaba unindo Helena e Edu. Ela é esteticista e ele recém formado em medicina. Tudo seria perfeito se a diferença entre os dois não fosse de vinte anos . A família do rapaz é contra, mas os dois vão lutando contra todos os obstáculos para permanecer unidos. Mas o destino acaba pregando uma peça na vida do casal: Camila, filha de Helena, acaba se apaixonando por Edu e ele, mesmo sem notar, começa a retribuir e se envolver com a jovem. Helena abre mão do amor que sente por Edu e permite que sua filha se envolva com seu ex-namorado. Edu e Camila ficam noivos, se casam e descobrem que Camila tem Leucemia. Helena, mais uma vez entra em cena e decide engravidar de seu ex-namorado de adolescência e pai de Camila, seu primo Pedro. Helena revela para a filha que seu pai esta vivo e o filho que espera faz a doação de medula para que Camila termine a novela curada e ao lado de Edu.

Curiosidades:

Laços de Família teve 209 capítulos exibidos. Assim como Por Amor, Laços de Família teve cenas gravadas no Japão. A história da mãe que engravida para salvar a filha foi lida pelo autor em um jornal e desde então ele tinha em mente a história para uma novela. O triângulo amoroso que envolve Helena, Camila e Edu, foi pensando pelo autor para a novela História de Amor.

Camila, de Carolina Dieckmann, teve que raspar a cabeça devido à quimioterapia que sua personagem fazia. No capítulo de 11 de dezembro do ano 2000, quando a cena foi exibida, a audiência marcou 65 pontos de pico com a média de 54.

Confira a cena em que Camila raspa a cabeça:

E agora relembre a abertura de Laços de Família:

Christiane Torloni

christiane

Helena é uma mulher que vive sua vida sem paixão. Tem duas irmãs; Hilda e Heloísa. O destino faz com que Helena reencontre uma paixão de juventude e faz com que ela fique em dúvida sobre a vida que tem levado. Lucas é o filho adotado por Téo e Helena, mas ela não sabe que o menino é na verdade filho de Téo com Fernanda, ex-garota de programa. Helena então decide, depois de 15 anos de casamento, arriscar e tentar viver a paixão do passado com o neurocirurgião César.

Curiosidades:

Mulheres Apaixonadas teve 203 capítulos exibidos. Como em todas as tramas de Manoel Carlos a novela abordou temas sociais, mas de todas as suas novelas, Mulheres Apaixonadas, concentrou o maior numero delas. Câncer de Mama, alcoolismo, abandono de idosos, preconceito contra os homossexuais, violência contra a mulher, desarmamento e as mulheres que amam demais.

Como em Por Amor, a abertura foi composta por fotos, mas o diferencial é que as fotos foram enviadas pelo público. Só nos últimos capítulos que a produção da novela foi homenageada nas fotos da abertura da novela.

Assim como Laços de Família, o último capítulo de Mulheres Apaixonadas marcou 59 pontos.

Uma das aberturas de Mulheres Apaixonadas:

Regina Duarte

regina3

Helena é médica obstetra, vê todos os dias o nascimento de crianças, mas guarda dentro de si um grande sofrimento. A filha de Helena, Clara, morreu bem pequena, com menos de cinco anos e Helena não conseguiu superar essa dor. Aos poucos, seu casamento também acabou. Os anos passaram e Helena adotou Salvador, filho de sua empregada que faleceu repentinamente e, ao lado de Greg tentou reconstruir sua vida. Por muito tempo Helena conseguiu superar o passado e levar a vida em frente, mas a infidelidade de Greg e a independência de Salvador fizeram com que Helena voltasse a se sentir sozinha. Sem saber o que o futuro reservava, Helena se depara com Nanda, grávida de gêmeos que chega ao hospital após ser atropelada por um carro desgovernado. Nanda morre e sua mãe, Marta, não quer assumir a guarda da menina que sofre de síndrome de down. Helena então decide adotar a menina que tem o mesmo nome de sua filha. Os anos passam e o pai das crianças vem ao Brasil, descobre que a ex-namorada morreu e decide procurar os filhos e assumir sua responsabilidade de pai. Helena sofre com a possibilidade de perder a guarda de Clara, que todos acreditam que esteja morta.

Curiosidades:

Páginas da Vida teve 203 capítulos e marcou a terceira parceria entre Regina Duarte e Manoel Carlos.

Fernanda Vasconcelos teve sua personagem, Nanda, esticada o máximo que pôde, já que ela estava destinada a morrer após o parto das crianças. O velório de Nanda garantiu um dos maiores ibopes da novela, 56 pontos de média.

Páginas da Vida foi a primeira novela de Grazi Massafera na Rede Globo.

Veja a abertura de Páginas da Vida:

Taís Araújo

taís

Jovem e negra. Ano passado no encontro “Eu assisto Novela”, promovido pelo CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), no Rio de Janeiro, Manoel Carlos declarou que já tinha pensando em Taís Araújo para viver uma Helena. Mas na época, as agendas não se encontraram e ela foi reservada para ser a protagonista de Da Cor do Pecado (novela de João Emanuel Carneiro, exibida no horário das 19h). Mas ele ainda tinha um enorme desejo de ter Taís vivendo uma Helena. Na época, Maneco ainda não sabia nem sobre o que seria a história, só sabia que essa Helena seria bem diferente de todas as outras, teria outros tipos de problema e seria mais jovem.

Taís Araújo agora vive Helena, modelo de fama internacional. Pelo pouco que se sabe, Helena teve que optar pela carreira ou um filho. Ela acabou fazendo um aborto e se tornou um sucesso das passarelas. Agora Helena tem que ajudar a mãe a lidar com sua irmã, Sandra, que está grávida do namorado, um traficante de drogas. No amor, Helena viverá um romance com Marcos, homem bem mais velho que ela e pai de Luciana, sua rival nas passarelas.

Confiram a abertura de Viver a Vida, que estreou ontem, com excelente Ibope:

Não posso deixar de falar em Presença de Anita, que não foi uma novela, mas não deixou de ter “sua Helena”.

Helena ranaldi - lucia helena

Na minissérie, Helena Ranaldi interpretou Lúcia Helena, mulher dedicada ao marido, filho e enteada, que vive uma vida infeliz.
Decidida a mudar os rumos de sua vida, Lúcia Helena vai com sua família para a cidade onde nasceu, passar o Natal e Ano novo com seu pai. O clima não é dos melhores e o pai de Lúcia Helena acaba jogando umas verdades na cara de Nando, marido dela.
O casamento, que já não era dos melhores, fica mais estremecido. Quando decidem ir embora da cidade e voltar para São Paulo, o carro onde todos estão acaba capotando e eles vão parar no hospital.
Presos na cidade, Nando e sua filha acabam conhecendo uma jovem, Anita. Que com rosto de anjo, acaba transformando a vida de todos.

Para matar um pouco as saudades desse grande sucesso que revelou Mel Lisboa, confiram a chamada e a abertura da minissérie.

Chamada:

Abertura:

Vi no: blogna.tv

0 comentários: