Soletrando 2009: A Grande Final

A estudante Larissa de Sousa Oliveira, 15, de Pernambuco, foi a vencedora do terceiro concurso Soletrando, promovido pelo programa "Caldeirão do Huck". Ela ganhou uma bolsa para estudos no valor de R$ 100 mil e leva para casa o Troféu Monteiro Lobato.
Larissa, que estuda no Colégio Militar de Recife e ficou conhecida como a "garota sorriso", doou R$ 5.000 a cada um dos outros dois finalistas: Bruno Roberto Santos, 15, da favela da Rocinha, do Rio de Janeiro, e Pedro Henrique Machado da Rocha, 14, da região serrana do interior do Ceará. Enquanto Bruno chamava a atenção pela timidez, Pedro Henrique ficou com fama de "pegador" nos bastidores do programa, segundo o apresentador Luciano Huck.

A jovem pernambucana é a primeira garota a vencer o concurso, que já teve como campeões os estudantes Aurélio Póvoa (2007) e Eder Coimbra (2008). As palavras que os candidatos soletraram foram enviadas pelos telespectadores por meio do site do programa.
Assim como em todas as eliminatórias desta edição, as primeiras rodadas da prova foram com palavras que sofreram alterações na Reforma Ortográfica.
A grande final contou com a participação do professor Sérgio Nogueira e da cantora Sandy. Todos os finalistas assistiram ao vivo às festas preparadas em suas cidades pelos colegas e professores.

Os finalistas Como muitos adolescentes, Larissa adora o livro sobre vampiros "Crepúsculo", de Stephenie Meyer, recentemente adaptado para o cinema. No colégio, suas matérias preferidas são inglês, português e matemática.
Pedro, que precisou superar dificuldades financeiras para participar do concurso --nem mesmo dicionário ele tinha--, gosta da banda paulista NXZero e do livro "Lucíola", de seu conterrâneo José de Alencar. Durante a final, ele errou a palavra "palimpsesto" e ficou em 2º lugar.
Já Bruno diz não ter um livro preferido, pois gosta de todos. Também é fã de games. Na final do programa, ele errou a palavra "espairecer" e terminou em 3º.
As inscrições para a edição 2010 do Soletrando já estão abertas e podem ser feitas pelo site do programa, até o próximo dia 6.

0 comentários: