Quase 10 milhões assistiram a filmes nacionais este ano


Se Eu Fosse Você 2 responde, sozinho, por mais de 60% do público deste ano - os ingressos vendidos passaram dos 6 milhões. Divã teve 1,7 milhão

Os filmes nacionais levaram 9,5 milhões de brasileiros ao cinema de janeiro à semana passada, o que corresponde a uma participação no mercado de 19%. O número supera o total de espectadores registrados nos 12 meses de 2008: 9,1 milhões. Lançado em janeiro, Se Eu Fosse Você 2, dirigido por Daniel Filho, responde, sozinho, por mais de 60% do público deste ano - os ingressos vendidos passaram dos 6 milhões. Divã, de José Alvarenga Jr, que estreou em abril, teve 1,7 milhão.

Os dados foram divulgados por ocasião da posse da nova diretoria da Agência Nacional de Cinema (Ancine), que está trabalhando desde o mês passado, mas só foi oficialmente conduzida ao cargo pelo ministro da Cultura, Juca Ferreira, no domingo, 21. O diretor presidente, Manoel Rangel, frisou que a presença dos filmes brasileiros nos cinema tem se mantido numa média de 11%. "Só 20 países no mundo têm essa participação. E nenhum deles é latino-americano."

No fim dos anos 90 e início desta década, eram produzidos entre 20 e 30 longas brasileiros ao ano; desde 2006, a média é de 80. Aumentar o número de salas de exibição no Brasil, fortalecer as distribuidoras nacionais, democratizar o acesso ao cinema e estimular as parcerias entre produtoras independentes e emissoras de TV são as atuais prioridades da Ancine, que conta com uma diretoria colegiada: os outros diretores são Glauber Piva, Paulo Alcoforado, empossados ontem, e Mário Diamante, nomeado em 2007.

1 comentários:

Unknown disse...

Pow, legal saber disso, o cinema brasileiro era bem desvalorizado (eu achava q ainda era mas bom saber q é o contrário) e eu tenho até vergonha de dizer q o única filme brasileiro q eu vi foi Tropa de Elite e a Casa da Mãe Joana :/
mas pretendo assistir esse outroos \ç/
Beijãão